Genética Bovina

Unidades de Negócio

O QUE LEVAR EM CONTA AO ADQUIRIR UM BOM TOURO - 20-01-2012
O que significa DEP?
A sigla DEP significa Diferencia Esperada da Progênie. Para cada característica considerada (peso ao nascer, circunferência escrotal, peso ao ano, marmoreio, altura, etc.) a DEP prediz como será o comportamento médio das futuras crias de um touro em comparação com as que produziram o resto dos pais incluídos na mesma avaliação.
Como se usam as DEP?
Para ilustrar como devem se utilizar as DEP, consideremos dois touros: A e B. Suponhamos que o primeiro tem uma DEP para peso ao desmame de +16 quilos, enquanto que o touro B, uma DEP para essa mesma característica de +6 quilos. Vamos, também, supor, que o peso ao desmame dos terneiros filhos do touro médio (DEP igual a 0) é de 210 quilos. Se for usado o touro A para cobrir um grupo de vacas e o touro B para cobrir outro grupo de vacas, você poderia esperar que os terneiros filhos do touro A, pesem ao desmame em média 226 quilos (210 mais 16 = 226), e os filhos do touro B, 216 quilos em média (210 mais 6 = 216). A diferença em desempenho (226 menos 216= 10 quilos) é exatamente a diferença entre as DEP dos dois touros (+16 menos +6 =10).
Para obter mais kilos de carne por hectare/ano em um sistema de produção pastoril, tenho que escolher sempre os touros com DEP mais altos?
Não, de nenhuma maneira. Para alcançar mais quilos de carne por hectare/ano nem sempre se devem escolher os animais com DEP maiores para as características de crescimento, senão aqueles cujo tamanho corporal se adapte melhor ao seu sistema de produção onde ele deverá expressar seu máximo potencial genético.
Acurácia ou Confiabilidade (Acc): Significa o grau de confiabilidade que se pode ter na DEP que acompanha. Uma Acc próxima de 1 indica alta confiabilidade, enquanto que próxima a 0, baixa confiabilidade. (Variação de 0 a 0,99)
Peso ao Nascer: Prediz a capacidade que tem um touro considerado para transmitir peso ao nascer a sua progênie. DEP mais alto indica, geralmente, maiores problemas de parto (distocia).
Peso ao Desmame (205 dias): Prediz a capacidade que tem um touro considerado para transmitir crescimento ao desmame a sua progênie. Todos os pesos ao desmame são ajustados aos 205 dias e por idade da mãe. Excelente ferramenta para selecionar precocidade no rebanho.
Aptidão materna: Indica a aptidão leiteira que transmite um touro a suas filhas medido por meio do peso ao desmame de suas netas e netos.
Peso aos 18 Meses (sobreano): Prediz a capacidade que tem um touro considerado para transmitir crescimento a suas crias, medido como peso aos 18 meses.
Circunferência Escrotal: Prediz a capacidade do touro para transmitir esta característica a sua progênie. Lembre que a circunferência escrotal é um dos melhores estimadores da fertilidade, uma vez que esta associada com a quantidade de sêmen produzido pelo touro e com a idade que suas crias ingressam na puberdade. (precocidade sexual).
Frame: É uma medida calculada com base na altura na garupa de cada animal ajustada pela idade do mesmo, indica o futuro tamanho dos reprodutores.
 
 
 
 
 
 
 
 
Usuário:
Senha:
 
Usuário:
Senha:
 
Incluir em Favoritos